03/11/2015 às 18h11min - Atualizada em 03/11/2015 às 18h11min

Acadêmicos de Pedagogia realizam atividade sócial no povoado Pastores

Com apoio da prefeitura de Corrente, estudantes ampliaram a biblioteca da escola

Gecom

Acadêmicos do 6º período do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) de Corrente, desenvolveram na última sexta-feira (30/10) um projeto social na Escola Municipal Cristiano Ferreira Maciel.

A escola está localizada no povoado Pastores, zona rural do município, de difícil acesso e que na época do período invernoso, pelas características geográficas, chega a permanecer por vários dias isolada. A escola é multisseriada e dirigida pelo professor Amilton, contemplando desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, além de uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos), composta por doze adolescentes.

O projeto desenvolvido consistiu na ampliação do acervo da biblioteca da escola, antes composta por um número bastante reduzido de exemplares, além da realização de atividades lúdicas com os estudantes. “Ao conhecer pessoalmente o impressionante trabalho do professor Amilton e vendo que os recursos poderiam ser ampliados, levamos a ideia para a professora Dra. Raimunda Ribeiro, que concordou em desenvolver o projeto dentro da disciplina ministrada por ela. O apoio da Secretaria Municipal de Educação foi fundamental, pois sem os recursos prontamente disponibilizados pela Superintendente de Educação, Socorro Amorim, o projeto não teria sido realizado, incluindo os livros paradidáticos, as estantes e todo apoio logístico”, conta a acadêmica Viviane Setragni, idealizadora do projeto.

Com o material disponibilizado pela SEMEEC, os estudantes executaram o projeto sob a coordenação da professora Dra. Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, e com o acompanhamento da professora Maria Luiza Louzeiro da Cunha, coordenadora do PNAIC, que aproveitou a ocasião para passar as orientações da última capacitação do programa para o professor. “O professor Amiltom aplica todas as orientações que são repassadas no PNAIC, ele é um exemplo a ser seguido – os seus alunos são alfabetizados antes da idade!”, comentou Maria Luiza.

Na chegada à escola, os acadêmicos foram tão bem recebidos pelos estudantes, com apresentações de músicas e poema, que ficaram emocionados. Os jogos e atividades lúdicas envolveram todos os estudantes, que participaram ativamente. “Ficamos impressionados com a postura dos estudantes da escola, todos muito educados. Não tivemos trabalho em relação à indisciplina. Estão todos de parabéns!”, disse a acadêmica Vanessa Carvalho.

Ao final da manhã, o professor manifestou a sua satisfação com a ação realizada. “Nós ficamos muito felizes com a biblioteca que foi montada, esse material é uma benção e será muito bem aproveitado. Com a ação que foi realizada hoje nós nos sentimos incluídos; nos sentimos parte da sociedade e isso é muito importante para as crianças. Agradecemos aos estudantes da UESPI por virem até aqui realizar este trabalho, em nome da professora Raimundinha, e à prefeitura de Corrente por ter disponibilizado esse material”, declarou o professor, que confessou ainda que sonha em construir um espaço destinado unicamente à biblioteca, já que a sala é dividida hoje com o EJA.

Com o sucesso da ação, prefeitura e UESPI já estudam a viabilidade de dar continuidade ao projeto, reformulando todas as bibliotecas da zona rural do município. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »