13/08/2015 às 18h49min - Atualizada em 13/08/2015 às 18h49min

Prefeitura de Corrente assina convênio para implementação do Qualiescola na rede municipal de ensino

Programa tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos e educadores de escolas públicas por meio de ações articuladas na prática escola

Ascom

A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Corrente (SEMEEC) realizou na manhã desta quinta-feira (13/08), no auditório do IFPI, a solenidade de abertura do Formação Continuada 2015.2,  evento direcionado aos profissionais da rede municipal de ensino. Na ocasião também foi assinado convênio entre a Prefeitura de Corrente e o Instituto Qualidade de Ensino (IQE), que tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos e educadores de escolas públicas por meio de ações articuladas na prática escolar.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti destacou a importância da assinatura do convênio. “Este é o começo da revolução que nós queremos realizar na Educação em Corrente. Precisamos reverter este índice humilhante de 2,8 no IDEB e para isso precisamos do envolvimento e da participação de todos!”.

A secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, manifestou a sua satisfação com a assinatura do convênio. “É com imensa alegria que assinamos este convênio com o IQE, destacando que, sendo uma empresa privada ela necessita de recursos para prestação dos serviços. Nós colocamos ao professor José Gayoso as nossas dificuldades financeiras e para nossa surpresa o Instituto angariou, junto ao empresariado de São Paulo, recursos suficientes para o custeio de 80% do programa, um total de R$ 490 mil. O restante a ser pago para a implantação do programa no Ensino Fundamental menor até o final de 2016 será pago pela prefeitura com muito sacrifício, mas temos certeza de que os benefícios compensam o investimento”.

“Outra surpresa, anunciada pelo professor, é a possibilidade do programa ser implementado no Ensino Fundamental maior, do 6º ao 9º ano, totalmente sem custo para a prefeitura. Vamos aguardar com grande expectativa a realização de mais este convênio, previsto para o início de 2016”, colocou.

A programação desta manhã incluiu a entrega de diplomas do PNAIC, premiação dos concursos da SEMEEC, lançamento dos concursos “Minha Escola é a Mais Florida 2015” e “Meu IDEB é o melhor!”, além do lançamento do Manual de Orientação Pedagógica de Educação Infantil, da professora Ivanilde Barbosa.

A Superintendente da SEDUC, Viviane Faria,  fez ainda uma participação especial com a apresentação do painel Educação Pública com Qualidade, enfocando a importância do comprometimento do professor no processo educativo.

O lançamento do Programa Qualiescola foi feito pelo professor José Gayoso, Relações Institucionais do IQE. O programa será aplicado simultaneamente nas séries iniciais de 28 escolas da rede municipal de ensino e terá a duração até dezembro de 2016. “Nosso objetivo não é trabalhar individualmente cada escola, mas colocar as 28 escolas no mesmo patamar de qualidade. Todo o material cedido à Secretaria de Educação poderá ser utilizado indefinidamente; ou seja estamos ensinando a pescar e dando o peixe ao mesmo tempo! Mas para que o projeto aconteça é imprescindível a participação de todos. Não é um projeto para a Secretaria, nem para uma gestão. É um projeto para a Educação do município de Corrente!”, destacou o professor.

Para encerrar a solenidade, a Coordenadora Local do Programa Qualiescola, a professora Elen Joane, fez uma breve apresentação sobre a metodologia do programa, que prevê a capacitação para formadores de professores e para formação da equipe gestora, com oficinas presenciais, acompanhamento à distância e avaliação diagnóstica de aprendizagem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »