19/05/2015 às 21h24min - Atualizada em 19/05/2015 às 21h24min

Justiça Federal comemora 1 ano de sua instalação em Corrente

Solenidade foi presidida pelo Dr. Jamyl de Jesus Silva, Juiz Titular Diretor da Subseção

Portal Corrente

Dra. Kelly Cardoso Da Silva, Juíza Titular Da Vara do Trabalho de Corrente, Jesualdo Cavalcanti Barros, prefeito de Corrente, Dr. Jamyl de Jesus Silva, Juiz Federal Titular Diretor da Subseção Juciciária de Corrente, Dra. Gilvania Alves Viana, Promotora de Justiça da Comarca de Corrente e Dr. Claudimiro Nunes Nogueira, presidente Subseção da OAB de Corrente

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Subseção Judiciária de Corrente, comemorou na manhã desta terça-feira (19) um ano de instalação. A solenidade, presidida pelo Dr. Jamyl de Jesus Silva, Juiz Titular Diretor da Subseção, contou com a presença do prefeito Jesualdo Cavalcanti Barros, da Juíza Titular Da Vara do Trabalho de Corrente, Dra. Kelly Cardoso Da Silva, da Promotora de Justiça da Comarca de Corrente, Dra. Gilvania Alves Viana, do presidente da Subseção da OAB de Corrente, Dr. Valdimiro Nunes Nogueira, além de advogados, servidores da Subseção, empresários e representantes de órgãos e de instituições públicas e privadas.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância da instalação da vara da Justiça Federal em Corrente. “A instalação da Vara Federal em Corrente resolveu um grande problema, que era o drama vivido pelas pessoas mais pobres, já que 95% da demanda correspondem a questões previdenciárias. E quando temos um trabalho realizado de forma séria é um motivo de grande satisfação e, maior ainda, porque temos aqui um juiz titular, o que nos dá a garantia de que ele será nosso juiz por certo período”.

O Juiz Federal Dr. Jamyl de Jesus Silva, falou sobre a importância do processo de interiorização das Justiça Federal, um processo iniciado no ano de 2003 e que está sendo concluído agora com a criação de 230 Varas Federais em todo o Brasil.

O juiz também relatou sobre a sua experiência desde que assumiu a Subseção de Corrente, há pouco mais de um mês, e também enalteceu a importância da presença da Justiça Federal na região.

“Estou há aqui pouco tempo, mas já tive tempo de analisar histórias de pessoas que entraram com ações 10, 15 anos depois de completarem a idade a que teriam direito às suas aposentadorias já é possível perceber o quanto a Justiça Federal fez falta, o quanto o seu distanciamento foi prejudicial às pessoas e é isso que nós estamos comemorando hoje, que é a realização de uma história diferente, de uma justiça que se deu conta que precisa ser mais próxima do povo. A Justiça Federal precisa ser conhecida não como justiça de elite, mas justiça de sociedade”, colocou.


3.805 processos já foram distribuídos, sendo em sua maioria ações previdenciárias

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região instalou a Subseção Judiciária de Corrente em 19 de maio de 2014. Criada pela Lei nº 12.011 de 4 de agosto de 2009, a Subseção é composta de Vara Única, possuindo competência geral e Juizado Especial Federal Adjunto Cível e Criminal.

Sua jurisdição abrange 20 municípios:  Corrente, Avelino Lopes, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristalândia do Piauí, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre do Piauí, Morro Cabeça no Tempo, Palmeira do Piauí, Parnaguá, Redenção do Gurguéia, Riacho Frio, Santa Filomena, Santa Luz, São Gonçalo do Gurguéia e Sebastião Barros.

Até a presente data já foram distribuídos 3.805 processos, sendo em sua maioria ações previdenciárias, 278 audiências de conciliação, instrução e julgamento. O valor total em requisições de pagamento (RPV) expedidas para as ações já julgadas somam um total de R$ 1.281.585,93 (hum milhão, duzentos e oitenta e um mil, quinhentos e oitenta e cinco reais e noventa e três centavos). 


Prefeito Jesualdo Cavalcanti

Gerente do Banco do Brasil de Corrente, José Gustavo de Sousa Filho, prefeito Jesualdo Cavalcanti, Juiz Federal Dr. Jamyl, professora de Direito da UESPI,  Nehandeara Nazira Nogueira Guerra e a promotora de justiça Dra. Gilvania Alves Viana

 


Sargento Carlos e o presidente da Câmara de Vereadores de Corrente, Ricardo Sousa, com o juiz



Equipe de servidores da Subseção


Diretor de Secretaria da Subseção, Marcos Napoleão do Rego Paiva Dias

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »