19/05/2015 às 16h59min - Atualizada em 19/05/2015 às 16h59min

Assembleia elege novo conselheiro do TCE

Kleber Eulálio substituirá o conselheiro aposentado Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco

Alepi

O prefeito de Picos e ex-deputado estadual Kleber Dantas Eulálio (PMDB), ex-presidente da Assembleia Legislativa, foi eleito hoje (19), em sessão especial, novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Kleber Eulálio, que substituirá o conselheiro aposentado Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, obteve os votos de 18 deputados, o suplente de deputado Mauro Tapety (PMDB) recebeu 11 votos e o candidato César Aguiar Andrade obteve um voto. Todos os 30 deputados compareceram à urna de votação.

 

O presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB), abriu a sessão especial convidando o deputado Wilson Brandão (PSB) para sortear o primeiro dos 24 candidato inscritos para responder à pergunta “por que o senhor quer ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado?”. O primeiro sorteado foi Mauro Tapety, mas o deputado Edson Ferreira (PSD) pediu que ele ficasse para depois, o que foi aprovado pelo plenário.

 

Em seguida, Wilson Brandão sorteou o candidato César Augusto Andrade que disse querer ser conselheiro para fiscalizar as contas públicas visando a aplicação correta dos recursos. Cinco candidatos não compareceram à sessão e alguns dos que se pronunciaram protestaram contra a forma de escolha dos conselheiros, mas o presidente Themístocles Filho afirmou que somente o Congresso Nacional ou o Supremo Tribunal Federal poderão alterar o sistema.

 

O servidor estadual William Carvalho disse que não é republicano o direito de votar em sí mesmo para conselheiro e a policial militar Maria do Socorro Farias defendeu a escolha de “uma pessoa do povo” para o cargo. Os advogados Irineu Bezerra e Genésio Nunes disseram que queriam ser conselheiro para combater o desvio dos recursos públicos. Os ex-deputados Mauro Tapety e Kleber Eulálio, também, ocuparam a tribuna durante a sabatina. O deputado Dr. Pessoa (PSD) defendeu mudança na forma de escolha dos conselheiros do TCE.

 

Após a sabatina, os deputados Fernando Monteiro (PTB) e Wilson Brandão chamaram os parlamentares para a votação que começou com o deputado Dr. Hélio Oliveira (PTC). A votação foi secreta em cabine lacrada e os eleitores não puderam entrar no local com celulares. O último a votar foi o deputado João de Deus (PT), líder do Governo, que presidiu a comissão apuradora formada ainda pelos deputados Rubem Martins (PSB) e Firmino Paulo (PSDB), auxiliados por Fernando Monteiro e Wilson Brandão.

 

 

Ex-deputados falam em amizade e aprovação de prestação de contas

 

 

A amizade com os parlamentares estaduais e a aprovação de prestações de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram os temas dos pronunciamentos de três minutos realizados pelos ex-deputados Kleber Eulálio, prefeito de Picos, e Mauro Tapety. Como os outros candidatos ao cargo, eles foram à tribuna para responder à indagação porque “o senhor quer ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado?”.

 

Mauro Tapety disse que teve uma vida profissional dedicada ao povo e que, ao exercer mandato eletivo, procurou ser um bom parlamentar a serviço da população do seu Estado. Ele afirmou que “a minha candidatura pertence aos meus amigos parlamentares que me incentivaram a disputar o cargo de conselheiro”.

 

Por sua vez, o prefeito de Picos, Kleber Eulálio, afirmou que exerceu oito mandatos de deputado estadual e foi presidente da Assembleia Legislativa por quatro vezes, além de ter sido quatro vezes secretário de Estado. Ele afirmou que todas as suas contas foram aprovadas pelo TCE e que, se fosse eleito, pretendia se juntar aos atuais conselheiros na fiscalização dos recursos públicos. Kleber Eulálio defendeu que o TCE atue como um órgão de orientação aos gestores na aplicação do dinheiro público.

 

 

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles

 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »