03/03/2015 às 19h08min - Atualizada em 03/03/2015 às 19h08min

IFPI e RNP homologam Gateway Analógico no Campus Corrente

Tecnologia permite que os campi que têm linhas telefônicas analógicas ou que não têm linhas possam fazer uso, por exemplo, da tecnologia VoIP.

IFPI

O Instituto Federal do Piauí e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) homologaram, no Campus Corrente, o primeiro piloto de uso do Gateway Transparente Analógico(GWTa). Essa tecnologia permite que os campi que têm linhas telefônicas analógicas ou que não têm linhas telefônicas possam fazer uso, por exemplo, da tecnologia VoIP.

O serviço VoIP está sendo implantado, desde 2013, em todos os campi do Instituto Federal do Piauí.  Com ele, uma ligação do Campus Parnaíba para a Reitoria, por exemplo, é feita gratuitamente.

De acordo com Eduilson Neves, diretor de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do  Piauí,  a homologação do Gateway Analógico no Campus Corrente, foi feita com a participação dos analistas Rafael Morais (Campus Corrente) e Nathan Saraiva (Reitoria), responsáveis pelas atividades de instalação, configuração e homologação do protótipo.

O equipamento já tinha sido submetido a testes em laboratório pela equipe de desenvolvimento em Santa Catarina (PoP-SC) e pela equipe de suporte no Rio de Janeiro (CAM Tecnologia). Essa experiência no Campus Corrente foi a primeira vez em que a tecnologia foi testada em condições reais para atendimento a um campus via fone@RNP.

Para Stela Toti, coordenadora de comunicação da RNP, o convite realizado ao IFPI para participação no piloto do GWTa foi feito em função do histórico de uso de outros serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. "Um exemplo disso é o fato de o IFPI ter sido um dos primeiros IFs a aderir à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), além de ter campi que atendiam aos requisitos técnicos de dificuldades reais para testar a efetividade da solução e uma equipe de TI com capacidade técnica para realizar as atividades", acrescenta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »