02/03/2015 às 13h31min - Atualizada em 02/03/2015 às 13h31min

40ª Expocorrente terá leilão de bezerros, anuncia Dr. Hélio Paranaguá

Em reunião com agropecuaristas foram discutidos o preço da arroba na região e inovação tecnológica no campo

Ascom

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realizou, na última sexta-feira (27), uma reunião com agropecuaristas do município com o objetivo de discutir sobre o preço da comercialização da carne, aspectos da produção agropecuária e sobre o leilão de bezerros que será realizado durante a 42ª Expocorrente.

O Secretário da pasta, Dr. Hélio Paranaguá, falou sobre a necessidade de investimentos para maior lucratividade dos produtores. “O preço do boi gordo está bom, o pasto está recuperado, apesar da variação climática, mas os produtores precisam investir em tecnologia. Não podemos mais pensar da pecuária extensiva, porque ela não dá lucro. Precisamos mudar a forma de encarar a seca, não vê-la como um obstáculo, e sim encontrar formas de lidar com ela através da qualificação dos pecuaristas ”.

O pecuarista Paulo Rogério enfatizou que a adubação deve ser feita mediante uma prévia análise do solo e a visita de um técnico, para ser feita de forma correta. “Não adianta adubar demais, pois isso depende das características do solo”. O criador também afirmou que pode apoiar outros agropecuaristas, em questão de máquinas, mas que a área a ser trabalhada deve ser previamente limpa e preparada.

Sobre o preço da arroba da carne, a média comercializada na região é de R$ 125 reais, mas por causa da necessidade os criadores acabam negociando por um preço menor, porém este valor não é repassado para o cliente final. “Quem está lucrando são os comerciantes”, foi a reclamação geral.

Para o tabelamento do preço da carne, foi destacado que seria indispensável a construção do matadouro municipal. “Para que pudéssemos tabelar este preço, precisamos do abatedouro funcionando. A prefeitura já fez toda a sua parte, adquirindo o terreno e estruturando-o para a realização da obra, que já foi até licitada, mas ainda aguardamos pelo governo do estado”, destacou  Dr. Hélio Paranaguá.

Uma novidade anunciada pelo Secretário foi a realização de um leilão de bezerros durante a 42ª Expocorrente. “Serão leiloados no mínimo 500 bezerros, a partir de 5 arrobas. Para isso os pecuaristas deverão preparar os animais”. O leilão será realizado em horário diferenciado, durante o dia, e os interessados já podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Rural para receber as orientações e realizar o prévio cadastro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »