29/01/2015 às 17h12min - Atualizada em 29/01/2015 às 17h12min

FESPI aprova, em assembleia, contrato de comodato com a UESPI

Com a regularização do acordo, UESPI estará apta a receber recursos de emendas parlamentares e de institutos de pesquisas

Ascom

A Fundação de Ensino Superior do Sul do Piauí (FESPI) reuniu-se em assembleia na manhã de segunda-feira (26). Dentre os assuntos deliberados dois foram de especial relevância, a eleição do Conselho Diretor e do Conselho de Curadores e a análise da minuta do contrato de comodato do imóvel em que a UESPI está instalada, imóvel este de propriedade da  FESPI.

A Assembleia foi presidida por Hamilton Pacheco Cavalcante, atual presidente da FESPI, e teve a participação dos seguintes membros:  Jesualdo Cavalcanti Barros, Jackson Cunha Nogueira, Hélio Paranaguá, João Cavalcanti Barros, Flávio Rivelino Cavalcanti Barros, representando o espólio de José Alves Barros, Antonino Rocha Barros, representando o espólio de Doan Paraguassú, Manoel de Araújo Nogueira, representando o Instituto Batista Correntino e a Secretária Municipal de Educação, Esportes e Cultura representando a Prefeitura Municipal de Corrente.

Primeiramente foi  realizada a eleição do Conselho Diretor, sendo o advogado Hamilton Pacheco Cavalcante reeleito para o cargo, seguida da eleição do Conselho de Curadores.

Após a eleição, o presidente da assembleia colocou em pauta a análise do contrato de comodato a ser firmado entre a fundação e a UESPI. O assunto foi brevemente discutido, sendo que os membros foram unânimes em sua decisão favorável, pondo fim a um impasse que há 20 anos aguardava pelo seu desfecho.

O instituidor da FESPI, Jesualdo Cavalcanti Barros, manifestou o seu posicionamento favorável, entretanto fez questão de registrar sua preferência pela independência do Campus de Corrente. “Na verdade gostaríamos que a cidade de Corrente tivesse seu próprio Centro Universitário, intenção que quase se tornou realidade no ano de 2007. A região tem suas peculiaridades e a distância da Administração Superior é prejudicial neste sentido. Teríamos mais cursos voltados para a nossa realidade e autonomia para tomar decisões pontuais. De qualquer forma, esperamos que, com a decisão de hoje, a Universidade Estadual tenha muito sucesso nesta nova etapa e que os acadêmicos sejam favorecidos da melhor forma possível”.

A Secretária Municipal de Educação Maria do Socorro Cavalcanti fez questão de declarar o seu voto em nome da Prefeitura Municipal de Corrente. “Como representante da Prefeitura Municipal, portanto do povo de Corrente, gostaria de registrar a minha satisfação de, ao acordar com esse comodato, preservar o ideal que originou a FESPI, qual seja o de ofertar o ensino superior em Corrente. Nessa oportunidade gostaria de apelar à UESPI para que, doravante, utilize este patrimônio de forma mais zelosa, de maneira a melhor preservar estes bens. Também desejar que essa nova parceria possa produzir frutos mais generosos, com a oferta de novos cursos, que atendam os anseios de nossa comunidade de forma mais continuada”.

A comunidade acadêmica aguarda ansiosa pelo desfecho positivo do acordo entre as instituições, já que a regularização da UESPI no imóvel permitirá a captação de recursos de emendas parlamentares e de institutos de pesquisa. Para celebração do contrato, por sugestão do Reitor da UESPI, Nouga Cardoso, uma solenidade será realizada

 

De acordo com a eleição realizada entre os membros presentes, o Conselho Diretor ficou desta forma definido:

Hamilton Pacheco Cavalcanti – presidente

Hélio Paranaguá – vice-presidente

Jesualdo Cavalcanti Barros

Antonino Rocha Barros,  representando o espólio de Doan Paraguassú

Flávio Rivelino Cavalcante Barros, representando o espólio de José Alves Barros

Suplentes:

Jackson Cunha Nogueira

MC Lemos

Jesy Júnior

João Rocha Mascarenhas

Luis Genésio França

 

Conselho de Curadores

Manoel de Araújo Nogueira, representando o Instituto Batista Correntino, presidente

Maria do Perpétuo Socorro Cavalcanti Barros, representando a Prefeitura Municipal de Corrente, vice-presidente

João Emílio de Sousa, representando o Colégio São José


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »