09/01/2015 às 18h29min - Atualizada em 09/01/2015 às 18h29min

Secretário do MEC diz que Piauí tem "professores demais"

O Piauí está com 1 professor para cada 10 alunos

Cidade Verde; edição: Portal Corrente

O secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques, visitou o Liceu Piauiense na tarde desta sexta-feira (9) e disse que o Estado passa por problemas de gestão na Educação, já que possui, segundo dados do próprio Ministério, "professores demais".

O secretário disse que a média nacional é de 1 professor para cada 25 alunos. O Piauí, no entanto, está com 1 professor para cada 10 alunos. "Se há professores demais, é sinal que o Estado está com problemas de gestão. Sendo assim, é difícil investir os recursos em melhorias do sistema e escolas, já que o dinheiro vai todo para a folha de pagamento", argumentou.

Binho acrescentou que o Piauí está fazendo a sua parte, buscando resolver os problemas que encontrou, entre eles, além do excesso de professores e estrutura precária, há a questão do número de matrículas, que não coincide com o censo escolar. 

O prazo para as correções já se encerraram e provavelmente o Piauí terá que entrar na Justiça para reaver recursos que perdeu por conta da redução do número de alunos.

Na visita, ele esteve acompanhado da deputada federal Rejane Dias, que será a futura secretária de Educação, e do atual secretário interino, Helder Jacobina.

 

Entenda:

O Piauí reduziu de 300 mil para 204 mil matrículas em 2014 e com isto o Governo do Estado está perdendo em torno de 300 milhões em recursos. Ele lembrou que, quando deixou a administração estadual, em 2010, o Piauí tinha um professor para cada 16 alunos. Agora, o cenário mostra é um para 10. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »