18/12/2014 às 19h38min - Atualizada em 18/12/2014 às 19h38min

Profª Raimunda Maria da Cunha Ribeiro adquire livros com recursos de evento acadêmico e doa à biblioteca

CNPQ aprova projeto da professora na área de gestão socialmente sustentável

Portal Corrente

A Profª Drª Raimunda Maria da Cunha Ribeiro acaba de receber 21 livros adquiridos com recursos arrecadados durante o III Ciclo de Palestras e Oficinas da Pedagogia, realizado no mês de novembro. Organizado sob sua coordenação, o Ciclo contou com a participação dos alunos e professores do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti Barros.

As obras adquiridas são todas da área da educação e serão doadas à biblioteca da UESPI de Corrente. A professora afirma que um dos objetivos da realização do Ciclo de Palestras foi justamente a arrecadação de recursos para a aquisição de livros, todos do novo Projeto, e que pretende realizar outros eventos com o mesmo objetivo.

Outra boa notícia é a aprovação de um projeto de sua autoria pelo Cnpq, na chamada 22, área das Ciências Humanas/Educação. O projeto aprovado é intitulado “Natureza pró-ativa da gestão socialmente responsável na perspectiva do desenvolvimento em suas múltiplas dimensões”, que terá um período de  vigência de dois anos.

O objetivo geral do projeto é compreender se uma universidade pró-ativa e empreendedora é, a um só tempo, uma instituição constituída a partir de uma gestão socialmente responsável. Será realizado um estudo comparativo, no qual serão analisadas universidades estaduais e federais para entender a natureza da gestão destas instituições.

Na região nordeste, foram escolhidas a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE), na região norte, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro-Oeste, Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), na região Sul, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na região Sudeste, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Participam do projeto, além da professora Dra. Raimunda Maria da Cunha, dois alunos colaboradores do curso de pedagogia. A docente da UESPI destacou a importância da aprovação para a pesquisa na instituição: “Proporciona a visibilidade da UESPI nas agências de fomento, como universidade que está desenvolvendo pesquisa, além de compreender e reconhecer como o Brasil está discutindo o modelo de gestão das universidades públicas”, disse a professora Raimunda da Cunha.

Ainda é ressaltado no projeto, que como responsabilidade social universitária, a gestão socialmente responsável possui como destaque um mecanismo de proteção do desenvolvimento nos aspectos sociais, culturais, sustentáveis e econômicos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »