18/12/2014 às 11h15min - Atualizada em 18/12/2014 às 11h15min

IFPI, APAE e Prefeitura Municipal lançam projeto de horta-escola

Com patrocínio da SLC Agrícola, projeto prevê construção de canteiros

Ascom

Foi realizada na última semana uma solenidade de lançamento do projeto de horta da APAE, uma iniciativa do Instituto Federal do Piauí, Campi Corrente, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corrente e patrocínio da SLC Agrícola, também idealizadora do projeto.

Estiveram presentes na solenidade a Secretária Municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, a presidente da APAE de Corrente, Ana Rita, o diretor do Instituto Federal do Piauí, Laecio Barros, o professor Luiz Carlos Melo Júnior, criador do projeto, a Diretora de Ensino do IFPI, Cleonice Moreira Lino, o Gerente Municipal de Apoio à Acessibilidade e Inclusão, Ubiraci Lustosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Rivelino, os vereadores Edilson de Araújo Nogueira e Valéria Lemos, amigos, familiares e apoiadores da APAE.

Luiz Carlos explica que o IFPI foi incentivado pela SLC Agrícola, no sentido de criar uma horta-escola junto à APAE. “A partir da ideia, foi elaborado um projeto de extensão junto ao IFPI, com o custo total de R$ 12 mil reais. Dentro destes valores, o IFPI financiou R$ 5 mil reais, que foram suficientes para montagem dos canteiros, instalação da caixa d’água e do sistema de irrigação”.

A próxima etapa será a parte de acessibilidade, com a construção de canteiros especiais para cadeirantes, com acesso adequado, além de um centro de convivência, onde serão ministrados cursos de horticultura, de enxertia, de produções de mudas, assim como pesquisas de cultura orgânica, objetivo principal do programa.

Luiz Carlos lembra que o projeto foi elaborado em julho e começou a ser executado em outubro. “A SLC Agrícola tem a intenção de contratar pessoas com necessidades especiais, que trabalharão diretamente no projeto cuidando da horta. Nós faremos a seleção destas pessoas, que farão parte do quadro efetivo da empresa”.

O professor esclarece que houve muita ajuda de pessoas da comunidade, com mão de obra voluntária. “O IFPI fez a parte inicial do projeto, agora a SLC Agrícola fará a sua parte. Nós já temos muito material, a parte restante será a mão de obra”, afirma o professor.

O projeto também prevê o envolvimento de toda a comunidade, com a oferta de cursos, além de estar aberto à visitação de escolas, motivo pelo qual foram utilizados materiais reciclados, como as garrafas pet na elaboração dos canteiros e na irrigação, como forma de apelo ambiental.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »