17/12/2014 às 10h09min - Atualizada em 17/12/2014 às 10h09min

Superintendência Municipal de Meio Ambiente vistoria irregularidades da rede de esgoto

Órgão já enviou três ofícios à Agespisa desde 2013 solicitando providências

Ascom

Por Viviane Setragni

Em cumprimento à requisição do Ministério Público, a Superintendência Municipal de Meio Ambiente e Recursos Renováveis do município de Corrente realizou uma visita in loco, na manhã de segunda-feira (15), às estações elevatórias da rede de esgoto da cidade, bem como ao Riacho da Tabuquinha, local que motivou as denúncias que resultaram na instauração de inquérito civil.

Em sua visita, a equipe técnica constatou que de fato os dejetos estavam sendo lançados diretamente no riacho, conforme a denúncia dos moradores da região. Também foi possível constatar que o motor da estação elevatória, que fica exatamente no local, estava desligado.

Quanto às lagoas de decantação, local onde o esgoto deveria receber um tratamento adequado, foram constatadas algumas irregularidades, como falta de roço do local, onde o mato toma conta em diversos pontos. O jato d’água, que deveria estar no centro da lagoa, não está funcionando.

O Superintendente de Meio Ambiente Jesy Junior afirma que há mais de um ano a prefeitura já enviou ofício à Agespisa comunicando a irregularidade constatada no Riacho da Tabuquinha. “Este problema é muito grave e nós enviamos, no período de um ano e meio, três ofícios ao escritório da Agespisa comunicando o fato e solicitando providências. Em resposta ao último ofício, o então gerente afirma que o problema seria repassado às instâncias superiores, assim como foi feito das outras vezes, mas até hoje nenhuma providência efetiva foi tomada”, declarou.

Jesy Júnior afirma ainda que a empresa já teria sido notificada pelo IBAMA, com multa de valor elevado, mas ainda assim todas as medidas têm sido ignoradas.

O principal motivo alegado pela Agespisa para o problema, segundo Jesy Júnior, seria a péssima qualidade de energia fornecida pela Eletrobrás, o que estaria ocasionando a danificação dos motores das bombas das estações elevatórias, resultando no lançamento dos dejetos diretamente no riacho.

Para a solução do problema, Jesy Junior sugere a instalação imediata de um grupo de geradores e a assistência de uma equipe técnica qualificada para a manutenção constante de todo o sistema.

Após a realização da vistoria, a Superintendência irá elaborar um relatório com toda a documentação solicitada pela Promotora de Justiça Gilvânia Alves Viana, além das irregularidades constatadas.


Motor da estação elevatória localizada próximo ao IBC estava desligado
 


Lagoa de decantação 

Situação de abandono d

 

Matéria relacionada:

Ministério Público instaura inquérito civil para investigação de denúncias contra AGESPISA em Corrente

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »