16/12/2014 às 15h41min - Atualizada em 16/12/2014 às 15h41min

Alunos do Campus de Corrente participam da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo

Evento foi realizado na cidade de Ilhéus na Bahia, entre os dias 08 a 12 de dezembro

Portal Corrente

Estudantes do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, campus Deputado Jesualdo Cavalcanti Barros, em Corrente – PI, participaram da II Reunião Nordestina de Ciência do Solo, realizada na cidade de Ilhéus na Bahia, entre os dias 08 a 12 de dezembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Cerca de 20 discentes participaram do evento e apresentaram 30 trabalhos, todos oriundos do município de Corrente e circunvizinhos. O evento contou com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), concomitantemente ao III Seminário Baiano de Solos.

 

O Prof. Sammy Sidney, destaca que na I Reunião Nordestina de Ciência do solo, houve participação de 13 discente e 19 trabalhos. Já na II Reunião, a participação dos discente e trabalhos praticamente dobrou, indicando uma melhoria cientifica do Campus de Corrente em eventos deste nível. “Para todos os discente a participação neste tipo de evento propicia uma visão mais detalhada do ensino, pesquisa e extensão, por meio da troca de experiência com outros discentes e também pesquisadores renomados na área de ciência do solo, como o Dr. Ignacio Herman Salcedo”, disse.

Os trabalhos foram orientados pelos professores do campus além de Sammy Sidney, o Prof. MSc. Manoel Ribeiro Holanda Neto, MSc. Jeová Lira dos Santos; Prof. Dr. Fernando Silva Araújo e Prof. Msc. Márcio Godofredo Rocha Lobato. O professor Dr. Sammy ainda agradece o apoio dado pela administração superior desta IES e da prefeitura municipal de Corrente, os quais foram fundamentais para oportunizar a participação dos professores e alunos que representaram a UESPI.

 

A Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) é um evento técnico-científico, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. A primeira edição foi realizada em Areia-PB no ano de 2013 com o tema Soluções e Desafios para o Uso Sustentável dos Solos da Região Nordeste. Um dos resultados da I RNCS foi o desafio de iniciar uma discussão acerca da legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste, tendo em vista que uma proporção significativa desta região apresenta riscos potenciais de degradação deste recurso natural, principalmente aqueles relacionados a processos de desertificação.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »