16/12/2014 às 00h40min - Atualizada em 16/12/2014 às 00h40min

Secretaria Municipal de Educação realiza encontro de encerramento do PNAIC

Capacitação orienta os professores a trabalhar a alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental

Ascom

Foi realizado na manhã da última sexta-feira (12) o encerramento das atividades do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - do ano de 2014. Estiveram presentes a Secretária Municipal de Educação, Esportes e Cultura Maria do Socorro Cavalcanti, a Superintendente de Educação Socorro Amorim, os Coordenadores do programa e os professores que participam da capacitação.

Durante o evento, professores tiveram a oportunidade de dar os seus depoimentos sobre os resultados positivos que já podem ser constatados no dia a dia, nas salas de aula, enfatizando a importância que a capacitação tem representado.

A Secretária de Educação parabenizou os professores pelo seu visível empenho e lembrou a todos que os efetivos resultados somente serão sentidos a partir do próximo ano.

“A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), aplicada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, no final de 2013, ainda não mostra os resultados obtidos a partir do treinamento dos professores, mesmo porque o Pacto somente começou a ser implantado em Corrente em maio de 2013. As crianças que fizeram as provas no ano passado fizeram o 1º e o 2º ano em 2011 e 2012, anos em que a Educação de Corrente sofreu um grande retrocesso. Somente no ano de 2015 e 2016 é que teremos o verdadeiro resultado dos trabalhos realizados pelos professores capacitados e acredito até mesmo que o resultado da ANA aplicada este ano, que será publicada em 2015, já irá demonstrar significativa melhoria na alfabetização das crianças do nosso município”, destacou.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para os professores alfabetizadores, materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais, avaliações sistemáticas e gestão, mobilização e controle social. Em Corrente, as capacitações tiveram início em maio de 2013.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »