06/12/2014 às 14h22min - Atualizada em 06/12/2014 às 14h22min

Prof. Dr. Sammy Sidney Rocha Matias apresenta trabalhos de pesquisa no Peru

Pesquisa sobre os solos do cerrado piauiense resultaram nos trabalhos apresentados

Portal Corrente

Buscando compreender o comportamento do solo no cerrado piauiense, o Prof. Dr. Sammy Sidney Rocha Matias, do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Campus de Corrente, pesquisou sobre as diferentes variações do citado objeto de estudo. O resultado das pesquisas possibilitou a apresentação destes no XX Congresso Latino americano e XVI Congresso Peruano de La Ciencia Del Suelo, que esta sendo realizado entre os dias 09 a 15 de novembro na cidade de Cusco -Peru,  com tema “ Educar para Preservar el Suelo y Conservar la Vida em la Tierra”.

Com as abordagens “Comportamento da resistência à penetração no período seco e chuvoso por meio da variabilidade espacial”; “Influência do carbono orgânico total do solo na estabilidade dos agregados”, o docente explica que os dois primeiros trabalhos objetivam compreender a atuação do solo do cerrado piauiense por meio da porosidade e do grau de compactação do solo em diferentes sistemas de manejo, os outros dois remetem à degradação do solo da região de Gilbués-PI (742 km de distância da capital, Teresina) em período seco e chuvoso, por meio da compactação e carbono orgânico total. Todos os trabalhos são oriundos da parceria do Prof. Dr. Sammy com o Programa de Pós-graduação em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) da Universidade Federal do Piauí – Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, Bom Jesus – PI. De acordo com o professor, a parceria vem possibilitando que os alunos do curso de agronomia da UESPI de Corrente  acompanhem a execução das pesquisas.

O Prof. Dr. Sammy Sidney Rocha Matias também será responsável por acompanhar 20 alunos do curso de agronomia da UESPI do campus de Corrente-PI na apresentação de 30 trabalhos científicos durante a II Reunião Nordestina de Ciência do Solo que acontecerá em Ilhéus-BA de 8 a 12 de dezembro de 2014.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »