03/11/2014 às 17h18min - Atualizada em 03/11/2014 às 17h18min

Ney Nogueira ministrou palestra sobre Inovação em Corrente

Diretor das empresas Infoway, Sertão Games e Uniplan falou sobre a importância da superação dos limites e o sucesso de seus empreedimentos

Portal Corrente

Por Viviane Setragni

O empresário Ney Nogueria, diretor das empresas Infoway, Sertão Games e do Plano de Saúde Uniplan, esteve na última quinta-feira (30) no município de Corrente, onde ministrou a palestra Inovar: uma opção sem limites. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria Municipal de Industria, Comércio e Turismo, e contou com a presença de grande público, dentre empresários, pessoas da comunidade e grande quantidade de jovens estudantes.

Em sua palestra, Nogueira destacou a importância do indivíduo no conceito da inovação. “Quando falamos em inovação, nãos estamos nos referindo a coisas, mas sim a pessoas, são estas quem inovam e o mundo precisa de inovação; as empresas precisam de inovação. Inovação não é criatividade nem inventividade. Inovação é quando aquilo que você concebeu, criou ou produziu, é transformado em produto, é reconhecido pelo seu valor em sociedade e ela se dispõe retribuir, pode ser financeiro ou com o reconhecimento. Isto é considerado inovação”.

Ney coloca ainda que suas empresas estão pautadas na economia do conhecimento, que é o ramo da economia que é baseado em ideias e não em investimento material. “Teresina, como todo o Piauí, é uma cidade carente de infraestrutura, portanto não pode ser industrializada, e eu resolvi investir em um ramo da economia que não precisa de infraestrutura, que é a indústria do conhecimento. Nós pegamos o conhecimento, transformamos em um produto e o vendemos”, colocou.

A colaboração entre as pessoas foi outro ponto colocado pelo empresário como peça fundamental para o crescimento. “Aqui no Brasil nós infelizmente temos o mau hábito de esconder o que descobrimos, com medo de que outra pessoa nos passe para trás. Mas a melhor coisa que podemos fazer com uma bela ideia é passa-la adiante, para o máximo de pessoas. Entre ter uma ideia e ganhar dinheiro com aquela ideia existe uma distância absurda. Quando você compartilha a sua ideia ela é melhorada e aí sim tem a chance de se transformar em algo valioso”.

Ney Nogueira destaca ainda que a inovação não necessariamente tem a ver com investimento em tecnologia ou estrutura tecnológica, e citou os post-it e o corretivo de papel como exemplos. “Estas são inovações que poderiam ter nascido aqui, por meio de qualquer pessoa, pois não dependem diretamente de tecnologia”.

Os sucessos alcançados pelas suas empresas também foram relatados, enfocando o desenvolvimento de ideias e produtos que conquistaram o mercado justamente pela inovação, levando soluções para gestão de planos de saúde, o desenvolvimento de pesquisas dentro da sua empresa, “com mais artigos publicados pela empresa do que todo o estado do Piauí, defendidos no mundo todo”, o desenvolvimento de softwares altamente tecnológicos para empresas, como Sense, sistema intuitivo projetado para ser usado pelo usuário final, com valores acessíveis a grandes, médias e pequenas empresas, que mostra o desempenho da empresa em tempo real.

Por fim, Ney falou sobre a empresa Sertão Games, que desenvolve jogos, e destacou o game Cangaço, com uma interface totalmente sertaneja, que está sendo consumido no mundo todo.

“O nosso objetivo é que a Infoway seja uma empresa de classe mundial, que tenha produtos consumidos no mundo todo, e é isto que vai acontecer, não tenho a menor dúvida. E aí nós temos um dilema a ser superado: estamos no Piauí, este que é um belo estado, com suas deficiências de infraestrutura, com internet lenta, mas nada disso impede de empreender na economia do conhecimento, nada seria motivo para ser considerado obstáculo, que não fosse nós mesmos. E é essa a mensagem que eu quero deixar para vocês, nós podemos inovar, conceber novas ideias mesmo em meio às adversidades, o único limite somos nós mesmos”.

O prefeito Jesualdo Cavalcanti manifestou sua satisfação com o tema abordado na palestra e colocou: “De certa forma tudo depende de nós. Podemos dizer que Corrente vive hoje algo parecido, uma realidade diferente, inovadora. O que falta? Que as pessoas acordem e percebam que o mundo está aberto para o que é novo, para quem é capaz de inovar e de buscar um lugar mais alto. Hoje nós ouvimos um exemplo de vida, de sucesso que nos servirá certamente de inspiração”.

No dia 12 de novembro, 10 empreendedores de Corrente, juntamente com a Secretária de Industria, Comércio e Turismo Ruamma Lobato, participarão da Feira do Empreendedorismo, que será realizada em Teresina. Nela, os empresários do município terão a oportunidade de participar de palestras e oficinas, que também contará com a participação do palestrante.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »