13/10/2014 às 00h56min - Atualizada em 13/10/2014 às 00h56min

Incêndio criminoso na Santa Marta deixa família desamparada

Vítima afirma que vem sendo ameaçada há mais de um ano. É o segundo atentado que sofre.

Portal Corrente

O senhor José Barbosa Fernandes, morador da localidade de Brejão, na região da Santa Marta, zona rural do município de Corrente registrou um Boletim de Ocorrência na 10ª Delegacia Regional de Corrente esta semana após ter sua residência incendiada de forma criminosa, segundo afirma. José Barbosa Fernandes, mais conhecido como Zé da Serra, relata que chegou com sua esposa Lucimara Rodrigues da Silva em casa na noite de quarta-feira (8) e deparou-se com ela completamente destruída pelo fogo. A bezerra, que estava presa próximo à residência, teve a corda cortada, como foi constatado pela polícia civil, e não foi encontrada.

Seu Zé da Serra afirma que mora na casa há pelo menos 8 anos, localizada em uma propriedade rural cujo antigo proprietário afirmava que possuía Direito de Posse do Estado, mas que passou a propriedade a outro dono. “Quando a terra foi demarcada para virar reserva, o antigo dono passou a terra a outra pessoa, conhecida como Gordo. Desde que ele assumiu a terra, eu tenho sido ameaçado para sair da propriedade, pois ele diz que vai derrubar o mato todo para plantar. Mas eu sei que a terra está dentro do Parque Nacional e não pode ser desmatada, então não tem motivo pra eu sair dela”, declarou.

Na última semana, dois funcionários do “dono” da terra foram até a residência de seu José Barbosa Fernandes e o amearam para que saíssem da terra, pois iriam passar o trator e derrubar tudo. “Eu disse pra eles que eles não podiam passar o trator nem na minha casa e nem no mato, porque o Ibama não ia dar autorização porque era terra do Estado. Eles responderam que “aqui a p** do Ibama não manda nada, porque não indenizaram ninguém”. Mas eu sei que não vão indenizar porque a terra sempre foi do Estado, ninguém nunca foi dono dela de verdade, e o Ibama não vai autorizar nada porque está dentro do parque. Eu fui lá, conversei com o Dr. Hamilton e ele disse que se alguém derrubar uma árvore é pra chamar o Ibama na hora!”, desabafou seu Zé.

 

O agricultor também conta que no dia 10 de julho de 2013 sua moto foi furtada e posteriormente encontrada completamente incendiada, próximo à sua propriedade. “Eu moro neste lugar porque a terra é boa, tem água e eu posso plantar muita coisa. Já estava construindo a outra casa num lugar ali perto, mas tudo o que eu tinha estava na minha casa. Eu não tenho mais nem roupa, nem documento e nem lugar pra dormir”, desabafa.

Dona Lucimara relata que já foi ameaçada quando estava sozinha em casa, além das outras vezes em que estava com o marido, e que sentiu muito medo. Sobre o incêndio, a dona de casa desabafa: “Foi muito triste chegar com a minha filhinha em casa e ver que tudo tinha queimado. Eu não sei o que fazer, tudo o que a gente tinha foi perdido, documento, roupa, os brinquedinhos dela e até o berço, tudo perdido. A gente está dormindo no chão e como ela não está acostumada, coloco ela pra dormir em cima de mim”, relata chorando.

Seu José Barbosa Fernandes, Zé da Serra, declara que confia na justiça para recuperar o valor referente aos bens que perdeu. “Essa pessoa que destruiu tudo o que a gente tinha não tinha esse direito e a justiça vai ser feita, tenho fé em Deus”. A família foi amparada por parente, que mora em Corrente.

No vídeo feito por Lucimara, na manhã seguinte ao incêndio, está claro que o botijão de gás está intacto, assim como o cômodo em que o fogão à lenha está localizado. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »