31/08/2014 às 21h23min - Atualizada em 31/08/2014 às 21h23min

TRANSPARÊNCIA E COMPETÊNCIA II / Secretaria de Saúde de Corrente: metas cumpridas!

No próximo semestre 6 UBS e Complexo de Saúde serão inaugurados

Ascom

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Corrente apresentou na Audiência Pública para a Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais, realizada no último dia 28, as principais ações da pasta no primeiro semestre de 2014.

No Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o NASF, foram realizados 105 procedimentos médicos em Cardiologia, 727 e Pediatria, 445 em Ginecologia-obstetrícia, 142 em Endocrinologia e Clínica geral, 412 em Fisioterapia, 192 em Nutrição, 227 em Fonoaudiologia e 35 procedimentos em Psicologia.

Já no Laboratório de Análises clínicas, foram 7018 procedimentos e no SAMU 685. Quanto à Saúde da Mulher, 287 gestantes foram cadastradas, 195 testes do pezinho realizados, além de 720 exames citopatológicos.

Sobre o Programa Saúde nas Escolas (PSE), mais de 700 jovens foram vacinadas contra HPV. Em andamento, encontra-se o planejamento para campanha sobre Hanseníase, Geo-helmintíase e Tracoma, com mais de 3.500 procedimentos a serem desenvolvidos.

Dentre as metas propostas e já cumpridas em destaque estão a aquisição de um veículo para a Secretaria, a realização da Conferência Municipal, a implantação de mais um NASF, a ampliação da Rede de Atenção à Saúde, a realização de reuniões com todas as equipes de saúde, a realização de campanha sócio-educativas e o cumprimento de todas as metas impostas pelo Ministério da Saúde.

A conclusão do Complexo de Saúde Dr. Misael Dourado Guerra, da Academia de Saúde e da nova UBS da Santa Marta estão em andamento, assim como a reestruturação de seis Unidades Básicas de Saúde, que estão em fase final.

A Central de Regulação, auxiliada pelo programa on-line “Gestor Saúde”, que possibilita a pesquisa e o agendamento de procedimentos especializados em Teresina, contribuiu satisfatoriamente para o aumento da produtividade da Central, devido ao atendimento personalizado a cada paciente. Através do programa, também são realizados atendimentos de média e alta complexidade, como endoscopia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia, hemodiálise, dentre outros.

Atualmente, a Secretaria acompanha ainda 25 pacientes com procedimentos oncológicos, que são auxiliados por uma funcionária em Teresina, responsável pela confirmação dos atendimentos e acompanhamento dos pacientes nos exames e consultas.

Por fim, o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) I, possui hoje 542 usuários, sendo 490 ambulatoriais e 30 semi-intensivos, que frequentam o Centro nos dois turnos, de duas a três vezes por semana, e 22 usuários intensivos, que são acompanhado nos dois turnos durante os cinco dias da semana. No CAPS são desenvolvidas aulas de educação física, aulas de música, aulas pedagógicas, artesanatos, além dos atendimentos psicológicos, médico, do assistente social, de enfermeira, fonoaudióloga e nutricionista, com dia e horários específicos.

Com todos os trabalhos desenvolvidos, a Prefeitura Municipal de Corrente, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, tendo como gestor o Sr. Edivaldo Cavalcante Reis, espera cumprir com o objetivo de melhorar e ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados à população correntina.


Aquisição de um carro para a Secretaria


Realização da Conferência Municipal de Saúde


Aulas diárias com o artesão para os usuários do CAPS I, que atende 542 usuários


Capacitação de profissionais da saúde para diagnóstico da tuberculose


Capacitação de agentes de saúde, diretores e coordenadores das escolas municipais para a campanha contra Tracoma, Verminose e Hanseníase


Vacinação de 1.680 pessoas contra a gripe


Complexo de Saúde Dr. Misael Dourado Guerra, em fase final de construção


Reforma e ampliação da UBS da Pedra Furada, pronta para ser inaugurada

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »