05/08/2014 às 22h38min - Atualizada em 05/08/2014 às 22h38min

Estudantes da rede municipal de Corrente participarão de projeto sobre Empreendedorismo

Professores participam de capacitação com o SEBRAE durante esta semana

Ascom

A Secretaria Municipal de Educação de Corrente, em parceria com o SEBRAE, está promovendo a capacitação para os professores da rede municipal de ensino, intitulada Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O objetivo é incentivar o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações, através de oficinas lúdicas.

A educadora Rosário Barros, especialista em Administração Pública e Metodologias Participantes, explica que de acordo com a série, o “empreendimento” a ser desenvolvido pelas crianças já possui um tema específico a ser trabalhado. “O projeto se desenvolve na escola, onde a culminância é uma feira. A cada ano os alunos vão montar empreendimentos, a partir de idéias específicas, que irão gerar resultados, não apenas econômicos, mas também do ponto de vista social”.

Os professores terão a responsabilidade de conduzir o projeto, que dura em média de dois a três meses, com encontros semanais de duas horas. Cada professor receberá um livro contendo toda a metodologia para cada encontro em sala de aula, desde a apresentação do projeto até a finalização dele. “Por exemplo, o 1º ano irá trabalhar com ervas aromáticas, então as crianças aprenderão tudo sobre a produção das ervas até o desenvolvimento de um produto para ser comercializado, neste caso sachês e aromatizadores de ambiente, que possuem uma real utilidade”, colocou Rosário Barros.

Do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental o projeto intitula-se Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), no Ensino Médio Despertar” e no ensino superior, como matéria curricular específica de Empreendedorismo. ”Já existe uma parceria com o MEC para disseminar a disciplina de 

“O grande objetivo deste trabalho é o envolvimento da criança, o contato com uma nova realidade, o desenvolvimento crítico, do aproveitamento da matéria prima disponível, a responsabilidade. Eles aprendem que ter uma vida digna não consiste exatamente em ter um emprego, mas fazer de sua vida um empreendimento de sucesso, uma carreira, dentro do contexto em que estão inseridos, sem sair da sua realidade, da sua cidade, contribuindoeducação empreendedora nas escolas e certamente em 2016 nós já teremos legislação que definirá o empreendedorismo como disciplina curricular”, esclarece a educadora.

A experiência já é realizada no estado de São Paulo há 10 anos e no estado de Minas Gerais há aproximadamente 7 anos, com excelentes resultados. O estado do Piauí participa desde o ano passado com 24 escolas e Corrente pela primeira vez está inserida no projeto, através da pactuação realizada entre a Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE. inclusive para o desenvolvimento dela”, finaliza Rosário.

Em Corrente, foram escolhidas duas escolas, uma da zona urbana e outra da zona rural. O projeto será voltado para estudantes do 1º ao 9º ano.

 


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