24/07/2014 às 14h13min - Atualizada em 24/07/2014 às 14h13min

Corrente é destaque nacional pela implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Gestão empreendedora do prefeito Jesualdo Cavalcanti é modelo de administração municipal

Ascom

O município de Corrente recebeu nesta quarta-feira a visita de Rômulo Rende, consultor credenciado do sistema SEBRAE e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O objetivo da visita foi verificar, in loco, a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, a Lei  n° 123/2006, Lei Municipal n° 528/2013.

O consultor esclarece que as duas entidades se uniram para trabalharem juntas no estímulo ao desenvolvimento econômico territorial, principalmente com foco na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Rendi relata que foi criado um sistema de monitoração da implementação da lei, através do portal do SEBRAE, onde é possível acompanhar em que estágio se encontra a implementação da lei em todos os municípios do país, a partir de 58 perguntas a serem respondidas pelos próprios municípios.  ”Os municípios com maior pontuação são os que se destacam e Corrente está entre os 40 com as melhores pontuações do país. Estes 40 municípios estão recebendo a visita de consultores, para constatar a veracidade das informações, além de verificar quais outras ações estão sendo realizadas para o desenvolvimento econômico”, coloca

Visita do consultor Rômulo Rendi ao prefeito Jesualdo Cavalcanti, Secretária Diviane Rocha e o agente de desenvolvimento William Jacobina

Após a sua visita ao município, o consultor avalia que a cidade já evoluiu muito em relação à implementação da lei. “Muitas coisas já foram feitas em Corrente que a maioria dos gestores não faz, como a realização de licitação exclusiva para micro e pequenos empreendedores, além da consciência do prefeito Jesualdo Cavalcanti em estimular os pequenos negócios como forma de diminuir o assistencialismo público. Há muitos desafios a serem conquistados, como a exploração do potencial turístico, a finalização do mapeamento do potencial das atividades econômicas, mas de modo geral o município se destaca na aplicação da lei”.

Rômulo Rende finaliza enfatizando que o grande objetivo de todas as ações promovidas pela implementação da Lei das Micro e Pequenas Empresas é estimular os municípios brasileiros a adotarem uma gestão pública empreendedora, que seja indutora do desenvolvimento, cada vez menos assistencialista. “Precisamos cada vez mais de gestores públicos empreendedores e cada vez menos de gestores que se prevalecem da miserabilidade do povo para ganhar votos. Para que tenhamos uma sociedade mais consciente na hora de escolher os seus representantes. Acreditamos que ao atingir este nível, teremos uma sociedade mais justa, mais rica e com menos problemas”.

A partir das informações colhidas no município, um relatório será elaborado e enviado à Brasília, o que servirá para a definição de novas metas e ações a serem desenvolvidas.

 

Matéria relacionada:

Trabalhadores informais de Corrente mudam suas vidas ao inscreverem-se como Microempreendedores Individuais


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »