24/07/2014 às 02h06min - Atualizada em 24/07/2014 às 02h06min

Após 11 arrombamentos, insegurança em Fórum de Corrente é investigada

Ministério Público recebeu denúncia após fórum sofrer 11 arrombamentos. Assaltantes chegaram a tocar fogo em processos e furta armas apreendidas

G1

No período de um ano e meio, o Fórum da cidade de Corrente, no Sul do Piauí, sofreu pelo menos 11 arrombamentos. Na tentativa de solucionar a falta de segurança e a precariedade do prédio, o Ministério Público do Piauí, por meio do promotor de Justiça Rômulo Cordão, instaurou procedimento investigatório para apurar a situação do Fórum, requisitando perícia do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Vigilância Sanitária no local.

Rômulo Cordão comentou que, durante as ações criminosas, assaltantes chegaram a colocar fogo em alguns processos, além de furtarem drogas e armas que haviam sido apreendidas em investigações. “A constante ocorrência desses arrombamentos, já que chegamos a ter três em uma única semana (registrados em um único Boletim de Ocorrência), está relacionada à falta de segurança: o fórum não possui cerca, muro alto, câmeras, grades nas janelas e nas portas, alarmes e segurança armada. Já são 11 arrombamentos em menos de dois anos”, disse o promotor.

Parte do teto está aberto com a fiação eletríca exposta (Foto: Fórum de Corrente)

Parte do teto está aberto com a fiação eletríca exposta (Foto: Fórum de Corrente)

 
Processos são amontuados por falta de estrutura (Foto: Fórum de Corrente)

Processos são amontuados por falta de estrutura (Foto: Fórum de Corrente)

Péssimas instalações do Fórum. Fotos: MPE

Para ele, a vulnerabilidade do fórum também é preocupante porque o espaço é insalubre para os profissionais, pois possuem diversas infiltrações, iluminação precária, banheiros danificados e não possui acessibilidade. “Isso é um absurdo. O Fórum está em um total descaso”, lamentou o promotor.

A cópia do procedimento também foi enviado para o Tribunal de Justiça do Piauí e a Corregedoria Geral do TJ-PI, Procuradoria Geral de Justiça do Piauí e Corregedoria Geral do Ministério Público do Piauí, Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), OAB-PI, Sindicato dos Servidores da Justiça, Defensoria Pública Geral, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Facção Criminosa

Rômulo Cordão também alertou que na primeira quinzena do mês de julho, em um dos arrombamentos, os criminosos escreveram com um pincel em um dos monitores e no chão com pólvora, uma frase relacionada a uma facção criminosa.  Para o promotor, a frase pode não estar relacionada a facção, mas usada para amedrontar ou ameaçar a população.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »