26/06/2014 às 09h36min - Atualizada em 26/06/2014 às 09h36min

Blitz da APAE e caminhada pelo Dia Municipal da Pessoa com Deficiência agitam a manhã em Corrente

Objetivo é chamar atenção para a inclusão e acessibilidade

Ascom; Fotos: Viviane Setragni

Por Viviane Setragni

Diversas entidades uniram-se na manhã desta quarta-feira (25) para realizar uma caminhada pelo Dia Municipal da Pessoa com Defeciência, celebrado no dia 21 de junho. Estudantes da APAE, usuários do CAPS I, pessoas cadastradas no CRAS e servidores municipais concentraram-se na Praça Elizeu Cavalcanti e realizaram uma blitz educacional, onde adesivos foram vendidos a preços módicos, cujo recursos serão destinados à APAE. A partir das 9h, foi dado início à caminhada, que finalizou na Praça Joaquim Nogueira.

Participaram do ato a vereadora Valéria Lemos, autora da lei que instituiu o Dia da Pessoa com Deficiência, o vereador Edilson Araújo, a secretária municipal do Trabalho e Cidadania, Fátima Lustosa, o gerente municipal de Acessibilidade e Inclusão, Ubiraci Lustosa, a presidente da APAE, Ana Rita dos Santos Pereira, a coordenadora do CAPS, Tarcila Nogueira, além de servidores e alunos de todas as entidades.

Ubiraci Lustosa lembra que a comunidade precisa modificar a forma de pensar e participar de uma transformação. "Para que haja a a inclusão e a acessibilidade é indispensável que as pessoas compreendam a nossa luta. Precisamos de rampas de acesso, mas a acessibilidade vai muito além disso, ela adentra na forma de agir, na compreensão de que todos têm o direito de conviver em sociedade mas para isso é necessário um esforço", coloca. Ubiraci também afirmou que convocará uma Audiência Pública para debater o tema na cidade, convidando a comparecer diversas autoridades no assunto, educadores, engenheiros, arquitetos, Ministério Público, políticos. "Todos precisam se envolver, não podemos esquecer que a parcela da sociedade que possui algum tipo de deficiência não é pequena. E a responsabilidade é de todos", frisou.

usuários do CAPS I

alunos da APAE

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »