24/06/2014 às 15h33min - Atualizada em 24/06/2014 às 15h33min

Integrantes do SINTE visitam sede da APAE em Corrente

Presidente do sindicato lamenta falta de investimentos na Educação Especial

Portal Corrente

Integrantes do SINTE, regional Corrente, realizaram uma visita à sede da APAE, em clima de Copa do Mundo, nesta segunda-feira. De acordo com a presidente do sindicato, Sandra Marília, a visita foi motivada pela passagem do Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de junho. "Estivemos da sede da APAE para reforçar o apoio do SINTE à instituição, principalmente aos professores, que representam a classe da educação", colocou.

Sandra afirma que hoje, ao construir algo novo, obrigatoriamente os gestores devem incluir nos projetos a acessibilidade, mas ainda há muito a ser feito. "Não é mais concebível construir um prédio novo e esquecer das pessoas que tenham algum tipo de deficiência, mas os prédios públicos que já existem precisam ser adaptados para receber a todos. Nas escolas, em especial, temos muita dificuldade em receber os estudantes deficientes. As rampas de acesso foram construídas em praticamente todas as escolas, mas ainda falta adaptar os banheiros e refeitórios, por exemplo". 

Sandra avalia ainda que a Educação Especial no Brasil recebe muito pouco investimento, apesar das leis de incentivo à inclusão. "Os professores precisam ser qualificados para proporcionar às crianças deficientes a melhor educação possível, para que possam desenvolver ao máximo seus potenciais e ter uma vida inseridas na sociedade. Para isso não bastam pequenos cursos intensivos, precisamos de cursos de formação específica em Educação Especial".

Em Corrente, a única escola da rede pública de ensino que possui uma sala multifuncional, adaptada para receber os estudantes com deficiência, é a Manoel da Cunha. "Os resultados obtidos a partir desta experência são muito positivos e o ideal seria que mais escolas da cidade pudessem receber uma sala como essa. Mas sabemos que na Educação as melhorias chegam lentamente, enquanto isso continuamos com a nossa luta", reforçou. 

Para a blitz educativa que será realizada nesta quarta-feira (25), para celebrar o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência, o Sinte já garantiu presença.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »