06/06/2014 às 00h07min - Atualizada em 06/06/2014 às 00h07min

Governador sanciona lei que beneficia pessoas com deficiência física

Caixas de autoatendimento serão adaptados ao uso por pessoas com deficiênciac

CCOM

O governador Zé Filho sancionou a Lei Nº 6.533, de 3 de junho de 2014, que irá beneficiar pessoas com deficiência física no Piauí. A partir de agora, pelo menos um dos caixas de autoatendimento bancário instalados em locais públicos terá que ser adaptado ao uso por pessoas com deficiência.

De acordo com a secretária para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Larissa Maia, este é mais um avanço para o povo do Piauí. “O Governo do Estado, através da acessibilidade, avança ainda mais na inclusão de pessoas com deficiência. A partir de deliberação como esta, deve-se promover a acessibilidade em autoatendimento adequado.”

Os caixas eletrônicos adaptados garantirão às pessoas com deficiências condições de aproximação e uso seguro, com sinalização tátil, sonora e visual adequadas; alcance visual e manual, tendo em vista, inclusive, as pessoas de cadeiras de rodas. E para atender às necessidades específicas de pessoas com deficiência visual, os caixas de autoatendimento terão que ser adaptados com dispositivo sonoro, conector para fones de ouvido, teclado e demais comandos em braile.

Em conformidade com as normas técnicas de acessibilidade estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as instituições financeiras terão 90 dias para se adaptar a partir da publicação no Diário Oficial do último dia 4.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »