29/05/2014 às 19h01min - Atualizada em 29/05/2014 às 19h01min

Aluna de jornalismo da UFPI, ex-estudante de Corrente, lançará obra durante o Salão do Livro do Piauí

Escritora Gabriela Aguiar descobriu a literatura incentivada por seus pais com as revistinhas da Turma da Mônica e livros infantis

Ufpi

A jovem estudante de Comunicação Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gabriela Aguiar, publicou o seu primeiro livro, intitulado Joaquim e Silvia, com amor. Ex-aluna do Colégio São José, de Corrente, a escritora estará lançando sua obra na 12º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontecerá entre 30 de maio e 8 de junho, no Campus da UFPI.

Grabriela Aguiar também fará o lançamento da obra durante os eventos culturais da 39a. Expocorrente, e já é esperada com grande espectativa pelos antigos colegas de escola e professores.

Em matéria publicada no site da UFPI, Gabriela fala sobre o prazer de escrever e quais foram os fatores que a influenciaram para tornar-se escritora. Confira a matéria:

 

Aluna de Jornalismo lança livro durante Bate-papo Literário do Salipi

29/05/2014 09:07

"Escrever é um prazer, um alívio, uma bênção. Jogo no papel todos os meus sonhos ou até os sonhos dos outros, é quase uma forma de dar vida ao meu mundo particular". É como a estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gabriela Aguiar, expressa sua paixão pela literatura em relação à publicação do seu primeiro livro, que será lançado na 12º edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi).

 

Intitulado Joaquim e Silvia, com amor, o romance conta a história, ambientada na década de 30, de uma bailarina que resolve fugir da casa do marido para seguir o sonho de dançar. Toda a história do casal é contada por meio de cartas de vários personagens que participaram da vida do casal.

O romance conta a história de um casal por meio de cartas

A escritora Gabriela Aguiar descobriu a literatura incentivada por seus pais com as revistinhas da Turma da Mônica e livros infantis. "Sempre preferi me comunicar com as pessoas através da palavra escrita. Mandava cartinhas para todo mundo desde muito cedo". A primeira experiência com o público foi quando seu bisavô leu para a família um poema escrito por Gabriela. "Escrevia umas historinhas. Aos 10 anos, comecei a escrever poemas", conta.

Sobre a sensação de lançar a sua primeira obra no Salipi, Gabriela destaca a emoção de compartilhar seus pensamentos com o leitor. "A melhor palavra para descrever esse acontecimento é emoção. Sinto-me muito feliz por lançar meu primeiro livro no Salipi, um evento que eu acho tão bacana e que influencia demais os jovens leitores e escritores", disse.

"Escrever é quase uma forma de dar vida ao meu mundo particular", diz Gabriela

Teresinense, Gabriela foi alfabetizada na cidade de Corrente, extremo sul do Piauí, onde teve seus primeiros contatos com a literatura. Como aluna de Comunicação Social da UFPI mostra aptidão para o jornalismo literário, especificamente, para contos e crônicas. "O jornalismo literário alia informação a narração, é algo que me encanta muito". O lançamento do livro Joaquim e Silvia, com amor, será no dia 06 de junho, às 18h, durante Bate-papo Literário.

Bate-papo Literário do Salipi

Estimular a produção literária no Estado, é um dos objetivos do Salipi. "O Bate-papo Literário é um espaço reservado para o lançamento de publicações dos jovens escritores, estimulando a leitura e a discussão da obra entre autor e leitor. A cada nova edição do evento, a participação de novos escritores tem aumentado", explica o professor Luiz Romero, um dos organizadores do Salão.

De acordo com Luiz Romero, mais de 90 livros serão lançados durante o evento.

Lançamentos Edufpi

A Editora da UFPI, Edufpi, participa e apoia o Salão do Livro do Piauí. Como forma de apoiar e incentivar a produção literária, um stand da Edufpi é montado durante o evento, onde são expostas suas principais publicações.

Nesta edição, serão lançadas 13 (treze) obras de autoria de docentes da UFPI.

Salipi 2014 é na UFPI

O Salipi 2014 acontece no campus da UFPI, Espaço Rosa dos Ventos, no período de 30 de maio a 08 de junho, em Teresina. Com o tema "Quem não lê não vê", esta edição homenageia o dramaturgo piauiense José Gomes Campos. O evento lembra ainda o centenário de morte do escritor Augusto dos Anjos.

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »