28/05/2014 às 11h25min - Atualizada em 28/05/2014 às 11h25min

Campus do IFPI de Corrente desenvolve projeto de educação física adaptada

Projeto iniciado em 2013 atende três estudantes com necessidades específicas

CCOM/IFPI

O Campus Corrente do Instituto Federal do Piauí desenvolve projeto de atividade física adaptada desde o ano passado. Três alunos da instituição, com necessidades específicas, são incluídos nas práticas esportivas desenvolvidas. As atividades proporcionam aos seus participantes um desenvolvimento físico que promove o bem e a qualidade de vida.

Iniciado em setembro de 2013, o projeto “Atividade Física Adaptada” contribui para a inclusão e a autoestima dos alunos com necessidades específicas, e é coordenado pelo professor de Educação Física do Campus, Raimundo Fernandes, que conta com o apoio de dois alunos bolsistas.

Para o aluno do curso de Informática, Mateus Barbosa, o trabalho de atividade física adaptada, além de incluir a pessoa com necessidade específica, pode também despertar o potencial esportivo dos participantes. “Com a atividade nós podemos descobrir um talento ou habilidade, e quem sabe até poder disputar uma Paraolimpíada. Da mesma forma, a modalidade esportiva praticada pode se transformar em uma profissão ou um modo de vida”, disse o estudante. “Nós, seres humanos, temos que ser estimulados para enfrentar desafios, pois os desafios fazem parte da nossa vida”, complementou.

De acordo o professor Raimundo Fernandes, o desenvolvimento de atividades físicas para pessoas com necessidades específicas pode trazer muitos benefícios. “Muitos não sabem, mas pessoas com necessidades específicas podem apresentar qualidades físicas de forma ‘oculta’, devido à falta de orientação e assistência, limitando-se assim a ficar imóveis, o que prejudica todo o seu organismo, disse. “Mesmo sem mobilidade, os músculos e articulações devem ser estimulados. E além do desenvolvimento físico e qualidade de vida, a prática esportiva proporciona a esse jovens a possibilidade de alcançar degraus mais altos no esporte e na vida”, complementou.

O projeto “Atividade Física Adaptada” foi selecionado em edital do Subprograma de Bolsas para Projetos de Extensão (PIBEX). E conta com apoio da Coordenação de Extensão do Campus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »