15/02/2014 às 20h35min - Atualizada em 15/02/2014 às 20h35min

Após anúncio de 156 vagas, MPE vai à justiça pedir contratação de aprovados da UESPI

Por conta disso, o MPE pedirá anulação de vagas em concurso que tenha mais substitutos

180 Graus

A Universidade Estadual do Piauí - Uespi - lançou na semana passada um edital para teste seletivo para professor substituto com 156 vagas. As inscrições para o concurso começaram ontem, mas o Ministério Público Estadual afirmou que vai ingressar na próxima semana com uma ação civil pública para que sejam admitidos os aprovados no últimos concurso para instituição, realizado em 2011. Por causa desta ação, o MPE pensa em pedir o fim da oferta de vagas para cursos que tenham mais professores substitutos que efetivos.

Segundo o promotor Fernando Santos, foi feito um levantamento sobre a quantidade de professores que estavam na fila de espera, sendo constatado que as vagas que estão sendo ofertadas neste novo concurso podem ser preenchidas por estes professores classificados em 2011 para trabalhar como efetivo na instituição.

"Nosso levantamento apontou que a maioria dos aprovados em 2011 pode assumir estas vagas disponíveis e não sendo necessário a realização deste concurso". Fernando Santos completou que sua assessoria está finalizando o cruzamento de informações para que seja impetrada a ação civil pública contra a Universidade Estadual. Para complicar mais a situação da Uespi, o promotor vai sugerir uma ação para acabar com a oferta de vagas nos cursos que têm mais professores substitutos que os efetivos. "Para exemplificar, os cursos de Direito nas cidades de Piripiri, Picos e Floriano, têm um número muito grande de professores substitutos em sala de aula e isso foi constatado no nosso lavantamento, mas esta ação ainda está em estudo", frisou.

O presidente da Associação dos Docentes da Uespi - ADCESPI, professor Daniel Solon, disse que o caso dos professores que foram classificado no último concurso público e ainda não foram chamados preocupa a instituição. "O concurso vai expirar em março deste ano e fica parecendo que admistração da Uespi não quer professores efetivos nos seus quadros, apenas substitutos".

O coordenador Adjunto da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Uespi - professor Izidio de Sousa, disse apenas que a Uespi fez uma previsão no edital deste concurso de que a quantidade de vagas poderá ser modificada por causa da contratação destes professores que foram classificados em 2011.

 

Fonte: Com informações do Jornal Diário do Povo

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »