28/07/2014 às 14h09min - Atualizada em 28/07/2014 às 14h09min

O apoio do prefeito

Nos bastidores de campanha

Cristiano Setragni

Um dos assuntos mais comentados nesta semana que passou foi o apoio que Jesualdo Cavalcanti declarou à Fernando Monteiro, para deputado estadual, e Wellington Dias, para governador. Quando tudo parecia indicar que nosso prefeito ficaria com Zé Filho e João Madison, essa notícia aparece como uma rosa de Hiroshima.

A grande questão é que os políticos de Teresina que hoje compõem o governo talvez tenham esquecido que um dos maiores nomes da história política do Piauí, um imortal da academia Piauiense de letras, ex-deputado constituinte, ex-secretário da cultura, conselheiro e ex-presidente do tribunal de contas do estado, é também, hoje, o prefeito de Corrente.

Não está aqui por ambição política, mas por uma missão política, talvez o único no Piauí com esse privilégio ou fardo.

Ao contrário do que alguns dizem a respeito de Jesualdo Cavalcanti, ele é hoje uma pessoa realizada, já tem sua vida política escrita com caracteres de fogo nos anais da história piauiense. Já não lhe cabe querer galgar cargos. Sua única meta e porque não dizer, obstinação, é por Corrente, a cidade de Corrente. Este prefeito que hoje temos aqui quer deixar Corrente um lugar melhor para se viver, um cartão postal para os que chegam no Piauí, um lugar de referência quando se falar de cultura e exemplo de boa gestão.

Esquecendo disso, errou Zé Filho e errou João Madison, começaram fazendo tudo certo, lutaram pelo crescimento de Corrente, deixaram de lado as desavenças político-partidárias. João Madison estava feliz por conseguir, junto ao prefeito, trazer melhorias, verbas e até mesmo uma obra tão sonhada há mais de 120 anos, a estrada que liga a serra da Mangabeira ao Tocantins. Como ele mesmo disse, o único prefeito que conseguiu tirar Corrente do CAUC.

Mas o que era pra ser uma grande obra virou moeda de barganha política nas mãos de um deputado medíocre, que nunca colocou os pés em Corrente ou beneficiou a cidade com um único paralelepípedo sequer. Visita cidades vizinhas e volta para Teresina. Quando um dia lhe falei: “o senhor vai passar em Corrente?”, ele me respondeu: “Não tenho nada para fazer lá, não vou perder meu tempo.”

 

Mas em época de eleição...

Gustavo Neiva, acompanhado do ex-prefeito de Corrente, foi até a localidade de Morro Redondo e disse que juntos, Gustavo Neiva e Ribeiro, construirão a estrada que vai até a serra da Mangabeira.

Sendo um prefeito de caráter ilibado, como poderia Jesualdo Cavalcanti aceitar que um deputado que nunca fez absolutamente nada pela cidade contrate um ex-prefeito com dezenas de processos nas costas para a execução de uma obra de envergadura imensa?

O mérito é de Zé Filho, Jesualdo e João Madison, mas Zé Filho não soube separar o joio do trigo. Avelino Neiva achou uma brecha e transformou a obra em moeda política, colocando nas mãos do filho, e este não tendo como entrar pela porta da frente, usou as portas dos fundos, aliando-se ao pior gestor que Corrente já teve, tudo por míseros votos para um e uns trocados para outro. Enquanto isso, Zé Filho perde o apoio do maior reduto eleitoral do extremo sul e João Madison também.

Deputado, seu colega correligionário te passou a perna. Governador, Avelino Neiva está preocupado com tudo, menos com sua reeleição. Abre o olho.

Se antes ninguém conhecia Fernando Monteiro, hoje só se ouve isso: Vou votar em Fernando Monteiro, pois o prefeito está com ele.

 

A quem devem agradecer Wellington Dias e Fernando Monteiro.

Com certeza absoluta, se alguém deve receber um presente como gratificação, um abraço e muitos agradecimentos por ter o apoio de Jesualdo hoje, é Avelino Neiva e Gustavo Neiva, esses dois foram diretamente os responsáveis por tudo e o governador, mais o deputado João Madison, tem todo o direito também de buscar satisfações dos dois, pois sabotaram seu próprio grupo. Acabaram com o que poderia ser bom pra Corrente e para o governador.

 

A meleca da Mangabeira

Se Ribeiro como prefeito fez aquele asfalto no Sincerino e outras ruas de Corrente, com menos de meio centímetro de espessura, onde existe até investigação de superfaturamento, imagina só como vai ser se ele realmente for contratado para fazer o revestimento primário na subida da serra da Mangabeira? Gustavo Neiva, além de péssimo cabo eleitoral é também péssimo contratante de mão de obra.

 

Mas o Ministério Público...

Nenhum centímetro da estrada que vai até a serra das Mangabeiras, e olha que são 12 quilômetros, será feita sem a fiscalização do Ministério Público. Ao saberem do possível envolvimento de Ribeiro na construção, todos os olhos do MP se voltaram para a obra, a fiscalização será constante, já que estamos falando de uma obra de grande relevância e de mais de 15 milhões dos cofres públicos. Ou seja, Ribeiro terá que viver a máxima de Jesualdo, vai ter que aprender na marra as célebres palavras do atual prefeito, “não furtar e não deixar furtar”.

 

Minha palavra e minha consciência

Ao saber do apoio de Jesualdo Cavalcanti, fui ao seu gabinete e lhe falei do meu compromisso com Zé Filho e João Madison, apesar de conhecer Wellington Dias e Rejane, sua esposa, e saber que são pessoas de bem. O Piauí já teve muitos governadores advogados, médicos, engenheiros, sindicalista e até padre, acho que está na hora de termos alguém com tino comercial e visão empresarial.

Quanto a João Madison, no começo do ano quando saí da rádio Cerrado, muitos pensaram que eu iria fazer oposição. João não me traiu, foi sincero, contribuiu como pôde e sou leal a pessoas que prezam pela fidelidade.

Por isso fui ter essa conversa com o prefeito, não é por partido ou grupo, mas sim, pela questão moral. Em volta do governador e do próprio João Madison tem algumas pessoas que quero distância, porém há também muitas pessoas de bem. E pra mim, na política, não vale tudo.

 

Já para deputado federal...

É impossível dizer que eu não admire Hugo Napoleão, torço para que ele ganhe com o maior número de votos, ele merece. Fez e faz muito por Corrente.

 

Fernando Monteiro

Passa de dezenas as pessoas que me falaram que irão votar em Fernando Monteiro, só porque soube que Jesualdo o apoiará. Tenho certeza que ele vai ser o deputado estadual mais votado de Corrente, tomará que ele retribua isso depois. Por ai se vê o que é a força de um líder quando este resolve apoiar alguém.

Se ele dissesse que me apoiaria para vereador, eu até me candidataria (risos)! Uma boa semana a todos!

 

Humor

O engenheiro ordenou a seu cachorro:

— Escalímetro mostra tuas habilidades!

O cãozinho pegou um martelo, umas tábuas e num instante construiu um casinha para cachorros. Todos admitiram que era um façanha.

O contador disse que seu cão podia fazer algo melhor:

— Cash Flow, mostra tuas habilidades!

O cachorro foi à cozinha, voltou com 24 bolinhos, dividiu os 24 bolinhos em 8 pilhas de 3 bolinhos cada. Todos admitiram que era genial.

O químico disse que seu cão podia fazer algo melhor:

— Óxido, mostra tuas habilidades!

Óxido caminhou até a geladeira, pegou um litro de leite, umas bananas, colocou tudo no liquidificador e fez uma vitamina. Todos aceitaram que era impressionante.

O informático sabia que podia ganhar de todos:

— Megabyte, vamos lá!

Megabyte atravessou o quarto, ligou o computador, verificou se tinha vírus, redimensionou o sistema operativo, mandou um e-mail e instalou um jogo excelente. Todos sabiam que este era muito difícil de superar.

Todos olharam para o político e disseram:

— E seu cão, o que pode fazer?

O político chamou seu cão e disse:

— Deputado, mostra tuas habilidades!

Deputado deu um salto, comeu os bolinhos, tomou a vitamina, fez cocô na casinha, deletou todos os arquivos do computador, armou a maior zorra com os outros cachorros. E expulsou todo mundo, exibindo um título falso de propriedade. Em seguida, alegou imunidade parlamentar.

Link
Leia Também »
Comentários »